quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Volta às raízes

Depois de uns belos anos morando na Europa estou na eminência de voltar para a Terra Brasilis, mas antes disso tenho tentado absorver o máximo de informações de Maceió, ou melhor, de Alagoas, meu Estado Natal, meu chão, minha base, minhas raízes e estou extremamente impressionada com o desenvolvimento que tem acontecido, mesmo na Região Nordeste.
É impensável como há alguns anos atrás essa Região tão bela, porém tão sofrida pela seca, parecia excluída e até esquecida, talvez pela imponência do eixo sul-sudeste, hoje, graças a globalização, penso eu, ou pelo curso natural da vida e do próprio desenvolvimento do Brasil em todos os sectores, Alagoas, tem demonstrado que também tem “know how” que pode se destacar nas mais diversas áreas e que tem profissionais dignos de actuar em qualquer parte do mundo, tanto pela sua qualidade e profissionalismo, como principalmente pela criatividade.
Sempre ouvi dizer que só se dá valor a algo que perdemos, ou que não temos, o brasileiro tem que se valorizar mais, esses anos, de longe percebi o valor que temos, a capacidade que desenvolvemos apesar das dificuldades, e que somos um povo que em qualquer lugar no mundo destaca-se, pela força, pelo trabalho, mas especialmente pelo carisma.
Costumo dizer que tenho mais orgulho de ser Nordestina, do que de ser brasileira, isso não é de maneira alguma depreciativa para o Brasil, mas sim, porque para mim, o que sou hoje devo a essa origem, a esse povo guerreiro e feliz, a nossa cultura tão rica, lúdica e cheia de cor, o Nordeste de Lampião e Maria Bonita, que marcou uma época e até inventou moda, o Nordeste de Luiz Gonzaga, e de tantos nomes da música e de ritmos inigualáveis, Nordeste de Padre Cícero e povo cheio de fé.
Enfim, uma Terra de sol, tão admirada pelo resto do mundo, com tanto calor humano, que não existe em nenhum outro lugar do mundo, e só nós, os brasileiros-nordestinos que temos a honra de sermos seus filhos, podemos verdadeiramente desfrutar.

Sem comentários:

Enviar um comentário