segunda-feira, 11 de junho de 2012

História da Moda - Flash

Vamos falar um bocadinho de história, mas da moda, claro, é uma história que funde-se com a história do mundo, das guerras e revoluções, enfim, das transformações que aconteceram e acontecem em cada fase e nas gerações, ultimamente com mais força e velocidade, a cada dia a moda tem mais significado e marca gerações.
Os seres humanos desde o começo passaram a cobrir-se com peles de animais para protegerem-se do clima e, com o tempo, essa proteção tounou-se sinônimo de poder e status.
Na época dava-se valor, por exemplo, às roupas na cor roxa, porque essa cor era derivada de um pigmento muito raro, que só a nobreza tinha condições de adquirir.




A década de 20 foi um marco, as mulheres já não precisavam de espartilhos, já se podia mostrar mais partes do corpo e na maquilhagem destacava-se o baton em tom de carmim com a boca em formato de coração, estilo bonequinha.
Alguns episódios também marcaram esta époco, tais como:
  • Jacques Doucet (1853-1929), um figurinista francês, em 1927, subiu as saias para mostrar as ligas rendadas.
  • Coco Chanel criou a moda dos cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos.
  • Jean Patou, estilista francês teve o foco na criação de roupas esportivas. Inclusive para a tenista Suzanne Lenglen. Também revolucionou a moda da praia a com seus fatos de banho.                                       









Os anos 60 e 70 foi teve o estilo Hippie em alta, peace and love, cores, padrões coloridos, calças com boca de sino, cabelos longos...tudo muito rico em informações e personalidade.
Isso é só uma pitada do que temos na História da moda, que sofreu influência em todos os tempos e hoje influência da sociedade, em todos os aspectos, mesmo àqueles que dizem não ligar a mínima.




Também nos anos 60 surgiu uma modelo ícone, que começou a criar o estilo Top Model, a esguia Twiggy, com uma silhueta reta e sem as curvas que estava presentes no esteriótipo das modelos anteriores, até hoje o estilo é forte, a top também trouxe o short hair, foi o início da androgenia, actualmente muito utilizada por alguns estilistas.














Sem comentários:

Enviar um comentário